sexta-feira, 25 de junho de 2010

PEÇA HÁ 2000 ANOS SERÁ ENCENADA EM ROMA


- RETORNANDO À ARENA ROMANA -


Grupo teatral de Belo Horizonte vai encenar em Roma “Há 2000 anos”, adaptação de psicografia de Chico Xavier / Emmanuel

Ano 31 da era cristã. O senador romano Públio Lentulus, homem orgulhoso de sua posição social e pai zeloso, fica desesperado com a doença de diagnóstico impreciso de sua filha, Flávia Lentúlia. Decide, então, viajar com a filha e a esposa, Lívia, para Cafarnaum, na Galileia, em busca de ares mais frescos para a recuperação da saúde de Flávia. Lá, encontram um homem que realiza curas e milagres. Seu nome era Jesus.

Esse é o mote do romance épico "Há 2000 anos", psicografado por Chico Xavier e ditado pelo espírito Emmanuel, que descreve a sua própria existência em uma vida pregressa como Públio Lentulus.

O romance foi adaptado para o teatro por Berenice Brandão Andrade, que também é a diretora do espetáculo e, há 25 anos, atua na Fundação Caminho Verdade e Vida, que promove atividades culturais e educacionais voltadas para a saúde do corpo e da mente.

A peça estreou em abril de 2003 e já percorreu grandes teatros do país, sempre com lotação esgotada. "Estimamos que, pelo menos, 50 mil pessoas já assistiram ao espetáculo", contabiliza Mariângela Duarte, atriz do grupo e que dá vida a Cláudia, esposa de Pôncio Pilatos.

A trupe de 102 atores já está de malas prontas para se apresentar no dia 31 de julho em Roma, em local que será definido ainda nesta semana. "A ideia de levar o espetáculo para a capital italiana deve-se ao fato de que a cidade foi palco de acontecimentos históricos marcantes, conhecidos mundialmente e retratados no enredo de ‘Há 2000 Mil Anos’. Esse é um espetáculo relevante pela profundidade de suas mensagens, pela beleza visual e pela aquisição cultural, enfocando a renovação de valores morais em clima de emoção e espiritualidade que independe de raça, crença, cor, igreja, rótulo religioso ou nacionalidade", defende Mariângela.

A diretora Berenice Brandão diz que a história começa e termina em Roma, passando por Jerusalém. "A peça retrata com graça e leveza os costumes do Império Romano, a passagem comovente dos cristãos de há 2000 anos que, despidos de qualquer indumentária religiosa, atravessaram os portões da grande arena do Circo Massimo, revelando ao mundo uma fé extraordinária. Com a peça, buscamos a conscientização de que a nobreza de caráter e a honradez humana, aliadas a uma fé operante, promovem o clima necessário à evolução de um povo".

E prossegue: "Abrangendo todas as faixas etárias, é uma arte que educa e esclarece, pois agrega à sociedade o valor da formação moral dignificada pelo exemplo, metodologia efetiva de educação que ultrapassa o campo das palavras e adota o princípio da ação".

A diretora ressalta que os atores se orientam na vida pelos preceitos da doutrina espírita, "seguindo o roteiro sagrado de Jesus Cristo, em comunhão com todas as igrejas, filhas de uma origem comum: nosso único Deus, nosso Pai de amor e bondade". E talvez seja essa a fórmula responsável pelo sucesso da peça, que tem atraído um público eclético e sem preconceitos religiosos. "Observamos que o interesse ultrapassa as fronteiras das crenças, revelando a sede do público por espetáculos singulares e que abordem os exemplos e valores morais que devem nortear a vida de todos", pontua Mariângela.

Mais informações sobre "Há 2000 anos": brasil.italia.fcvv@gmail.com.

A montagem foi aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e a equipe busca parcerias com empresas ou pessoa física para a viagem para Roma.

Os números da fé

A peça "Há 2000 anos" já foi vista por mais de 50 mil pessoas. No palco, 102 atores dão vida ao romance épico narrado pelo espírito Emmanuel ao médium Chico Xavier.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem o maior número de espíritas no mundo: são 2,3 milhões, perdendo apenas para os católicos.

Mensagem psicografada por Berenice Brandão em abril de 2003

"Alma querida,

... Fomos juntos ao Tiberíades no entardecer formoso, adentramos as catacumbas da fé, estivemos aos pés do madeiro luminoso; fizemos orações, recordamos o olhar doce do Mestre, desejamos o toque carinhoso de suas mãos e reverenciamo-Lo a cada palmo da avenida da nossa recordação.

Empolgaste-te por um passado de fé, de sofrimento, de luzes e de muito amor. Hoje, alma querida, levas com graça infinita, a outros irmãos, as luzes e as emoções do Evangelho do nosso meigo Senhor. Foste ao passado colher ensinamentos, revelando-te alma amiga e atenciosa; entraste na intimidade da manjedoura, estiveste diante da cruz majestosa. Choraste junto de Públio, conheceste Simeão; abraçaste Paulo e Abigail, admiraste Estevão como irmão. Reverenciaste Kardec, o grande amigo de Jesus. Tua alma quase não coube em si ao louvar
a Terra de Santa Cruz.

A fé que te move o coração será alavanca impulsionadora que libertará corações descrentes".

Lívia, mulher de Públio Lentulus



Fonte: "O Tempo" / Coluna Espírita 180Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a Paz do mestre Jesus esteja contigo!