terça-feira, 8 de junho de 2010

COMUNICADORES SOCIAIS ESPÍRITAS DE REÚNEM EM BRASÍLIA

Divulgação do conteúdo doutrinário, novas mídias e sua manutenção e direitos autorais foram apresentados no I Seminário de Comunicação Social Espírita do Distrito Federal

“Não adianta divulgar a mensagem espírita sem mudar os próprios maus hábitos”. Foi com essa frase que a assessora de comunicação social da Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO), Ivana Raisky, chamou a atenção dos mais de 80 participantes do I Seminário de Comunicação Social Espírita do Distrito Federal, realizado neste domingo, dia 6 de junho, em Brasília, pela Federação Espírita do DF.

Ivana Raisky que também é uma das assessoras de comunicação da Federação Espírita Brasileira e a jornalista goiana Rosely Vicente, iniciaram as atividades do Seminário relembrando a importância da comunicação social espírita na história do espiritismo mundial e sua culminância no Brasil com a apresentação de diversas experiências exitosas realizadas por diversas federações espíritas, pela FEB, em especial, ela destacou o trabalho extremamente importante da TV CEI.

Entre os assuntos abordados por Ivana e Rosely, destacamos a coerência entre o que é apresentado a um público – seja ele interno, externo, espírita ou não – e a conduta moral dentro e fora da Casa Espírita. As facilitadoras foram convidadas pela Diretoria de Comunicação Social da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF) e também responderam a diversos questionamentos dos participantes sobre assuntos como direito autoral do uso de fotos, textos e imagens. “Dá um pouco de trabalho, mas não custa nada nos resguardamos e, além do mais, não podemos encarar esses procedimentos como impeditivos ao trabalho”, considerou a jornalista goiana Roseli.

A segunda parte do Seminário foi estruturada para a apresentação de quatro casos de boas práticas em Comunicação Social Espírita em curso no Distrito Federal. O primeiro “case” foi a melhoria da exposição do conteúdo doutrinário em palestras públicas, apresentado pela palestrante Sandra Ventura, trabalhadora do Centro Espírita Irmã Rosália, que utiliza a interpretação de músicas no contexto da palestra. A expositora comentou que a música escolhida complementa a palestra. “O importante não é apresentar o grupo ou o cantor, mas mostrar que o conteúdo doutrinário pode ser transmitido de uma forma diferenciada e atrativa”, considerou Sandra Ventura.

O editor do Jornal Brasília Espírita, André Ribeiro Ferreira, discorreu sobre como o Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima mantém o periódico, desde 1973. Segundo ele, mensalmente o impresso demanda um custo de R$ 1,3 mil com impressão de dois mil exemplares e mais R$ 800,00 com a distribuição. “Esse valor é custeado pela casa, pois nós percebemos que o Brasília Espírita é tão importante para o Centro Espírita, quanto a própria palestra, tendo em vista a quantidade de pessoas beneficiadas”, explicou André Ribeiro.

O terceiro caso de boa prática está sendo implementada, atualmente, no Grupo Espírita Fraternidade Irmã Celina, localizado na Ceilândia. João Fáveri que é atualmente o Presidente desta Casa, é um dos desenvolvedores do site www.osgefic.org.br, responsável por uma média de 9 mil acessos por mês. “Não é um número grande se compararmos com outros sites, mas por se tratar de uma casa espírita bem pequena, para nós, isso é motivo de comemoração”, explicou João Fáveri.

Além de oferecer conteúdo doutrinário e informativo, como balancetes e notícias, o site do Gefic – sigla do grupo espírita Fraternidade Irmã Celina – também oferece um serviço de perguntas e respostas que, segundo João Fáveri, é um dos maiores atrativos dessa ferramenta da internet. “Nós criamos um espaço onde os internautas podem perguntar o que bem quiserem a uma equipe de trabalhadores que postam as informações logo que são respondidas”, concluiu.

Por fim, uma fórmula econômica e de sucesso foi trazida pela jornalista Janaína Araújo: o Jornal Mural da Comunhão Espírita de Brasília. Segundo a expositora, cada texto apresentado contém no máximo 700 toques que documentam as ações da casa. O Jornal Mural é feito mensalmente e já tem três anos de existência. Suas oito impressões são afixadas em locais de boa circulação, para assegurar sua leitura.

Após a apresentação dessas quatro boas práticas de comunicação social espírita, o público teve a oportunidade de tirar dúvidas, fazendo perguntas aos expositores.

O diretor de Comunicação Social Espírita da FEDF, Jaime Ferreira, avaliou o evento como extremamente satisfatório. “Nossas expectativas de público e de aproveitamento foram superadas ao máximo. A presença da Ivana e da Rosely, ambas da Federação Espírita do Estado de Goiás, estimulou o interesse dos participantes. Estamos saindo daqui muito contentes e motivados a desenvolver com técnica e amor a arte de levar os conhecimentos espíritas a todos de bom coração”, concluiu Jaime Ferreira.

O evento contou com a participação do Presidente e Vice-Presidente da FEDF, César Moutinho e Paulo Maia, que na abertura salientaram a importância do Seminário em razão da necessidade dos dirigentes espíritas se prepararem para adequarem as instituições que coordenam para a nova era da comunicação, em um mundo cada vez mais globalizado, onde as informações circulam o planeta em questão de minutos, através da internet. Os comunicadores espíritas precisam entender que chegou a hora de trabalharmos pela comunicação de massa da doutrina espírita, fazendo chegar a todos esse conhecimento que não pode ficar restrito apenas aos espíritas.

Congresso de CSE do DF - O tema desse seminário foi: “A Importância da Comunicação na Casa Espírita”. Esse evento é uma prévia do I Encontro de Comunicação Social Espírita do Distrito Federal que será realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2010, pela FEDF, em Brasília. O Diretor de Comunicação Social Espírita da FEDF informa que para a preparação deste evento serão realizados “Fóruns” com a participação de um representante de cada Casa Espírita e dos presidentes ou representantes dos Conselhos Regionais Distritais - CRD’s. A data do primeiro fórum será posteriormente comunicada a todos com antecedência de no mínimo 15 dias.


Fonte: Boletim Eletrônico da FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a Paz do mestre Jesus esteja contigo!