quinta-feira, 31 de março de 2011

RECOMEÇA A ONDA DE SUICÍDIOS

É sempre assim, basta que aconteça um, para que seja desencadeada uma série de outros. E um fator que contribui para o aumento desses números é a sua divulgação.

Infelizmente, algumas pessoas veem nesse ato oportunidade de explorar o lado trágico, porque já acha tão comum a violência diária, que esperam que algo muito pior aconteça para chocar mais e mais. Muitos veículos de comunicação procuram extrair o pior da cena e exibem como um troféu. Formadores de opiniões, banalizam a cena e vendem a sugestão àqueles que estão em desequilíbrio. Daí não ser recomendável a sua divulgação.

O suicídio, em verdade, é o ato mais trágico da vida humana. É quando a criatura desiste do bem maior que lhe é dado que é o dom da vida.

Informações do Dr. Roberto Lúcio, psiquiatra mineiro, em palestra realizada no Encontro das Associações de Médicos - Espíritas Norte e Nordeste, realizado de 15 a 17 de Agosto de 2008 em Teresina.

O suicida carrega em si um potencial grandioso para a vida, porém não consegue administrá-lo a seu favor: a morte aparece como término de espera, como liberação final para a vida: A vida se transforma em dor. A morte é o alívio.

A pessoa que tenta suicídio está doente psíquica e espiritualmente, necessitando de cuidados imediatos e tratamento prolongado.

O provérbio "cão que ladra não morde" não existe nestes casos.
90% dos quem tentam, avisaram antes.
30% a mais de chances de repetição em quem tentou.

Nos casos de psicoses agudas com pensamentos suicidas, ou depressões delirantes com idéias de auto-extermínio, caso não seja possível hospitalizar o paciente, se o médico disser que tem que vigiar todo o tempo, isso quer dizer: até mesmo quando estiver no banheiro.

Aumentam o risco em pacientes psiquiátricos: isolamento social, falta de amigos, não ser casado, não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso.

--> MOTIVOS

* Tentativa de se livrar de uma situação de extrema aflição, para a qual não vê solução. Estado psicótico;

* Idéia de perseguição, sem alternativa de fuga;

* Depressão, achando que a vida não vale a pena;

* Doença física incurável e se achar desesperançado com sua situação;

* Transtorno de personalidade e atentar contra a vida num impulso de raiva ou para chamar a atenção.


--> PESSOAS COM IDÉIAS DE AUTO-EXTERMÍNIO

* Encaminhar para uma avaliação psiquiátrica com urgência

* É importante comunicar essa idéia para que outros possam ajudá-lo, pois quem está se sentindo tão mal a ponto de pensar que a morte é sua única saída, com certeza precisará de ajuda para sair dessa.


--> MEDIDAS PARA EVITAR O AUTO-EXTERMÍNIO - Por parte do doente:

* Identificação precoce destas idéias

* Busca de ajuda em pessoas confiáveis ou profissionais especializados

* Assumir o tratamento clínico e psicológico indicados

* Assistência espiritual

* A oração

* A leitura edificante

* A fluidoterapia

* O tratamento desobsessivo

* Terapia ocupacional e atividade útil


--> MEDIDAS PARA EVITAR O AUTO-EXTERMÍNIO - Por parte de terceiros:

* Ouvir com respeito o desejo do outro em se matar

* Predisposição íntima de auxílio

* Busca da ajuda de profissionais especializados

* Vigilância rigorosa do doente

* Busca da assistência espiritual Antes que a única coisa que você possa ofertar ao seu irmão seja uma prece e uma flor em sua lápide...Ouça e atente-se pelo que clama por socorro.

“Todos ouvem o que você diz. Os amigos escutam o que você fala. Os melhores amigos prestam atenção ao que você não diz”.

Dora Rodrigues

FONTE: Proparnaiba.com

Um comentário:

  1. Caros amigos,

    Paz em Cristo! Gostariamos de divulgar nosso trabalho de apoio fraterno.

    O PLANTÃO DA PAZ é uma instituição espírita que realiza um serviço de atendimento fraterno através do telefone (71 - 3322-3580) e Internet:
    ...Messenger (plantaodapaz@hotmail.com)
    e Skype (plantao.da.paz).

    Se você está passando por conflitos e/ou precisa desabafar, entre em contato conosco!

    O atendente-voluntário é um amigo que profere uma mensagem de conforto e otimismo àquele que, provavelmente, passa por alguma dificuldade no campo das relações afetivas, familiares, existenciais, aflições etc. e que, sozinhas, têm dificuldades em encontrar uma solução e necessitam desabafar e serem ouvidas com interesse e atenção.

    Esse é o papel do PLANTÃO DA PAZ: ouvir e apoiar as pessoas que se sentem desamparadas em algum momento the vida, levando-lhes palavras de esperança e conforto espiritual, restabelecendo a auto-estima e a paz interior. A instituição não tem fins lucrativos e atende, em média, cerca de 30 pessoas diariamente. Sem precisar se identificar (o trabalho é sigiloso e anônimo), as pessoas procuram o serviço para desabafar e ouvir palavras de reflexão e otimismo.

    Acesse: http://plantaodapaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Que a Paz do mestre Jesus esteja contigo!