quinta-feira, 31 de março de 2011

ALARMANTE ÍNDICE DE SUICÍDIO NA NOSSA CAPITAL


Em 10 anos, o Piauí registrou um aumento de 221,7% nos casos de suicídios.

É o maior índice da região Nordeste, conforme o Mapa da Violência/2011 feito pelo Ministério da Justiça.

Os dados alarmantes registrados somente em Teresina engrossam o percentual do Estado. A capital piauiense é a segunda do país com a maior taxa de suicídios entre a população jovem: 14,4 suicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os dados da região Nordeste aparecem de forma preocupante, cujos suicídios passaram de 1.049 para 2.109, mais que duplicaram no período ao crescer 109%. Nessa região, três estados, Paraíba, Piauí e Sergipe, mais que triplicam seus quantitativos. Bahia, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte mais que duplicam.

Teresina perde apenas para Boa Vista no estado de Roraima que registrou 15,7 suicídios para cada 100 mil habitantes entre a população jovem de 15 a 24 anos.

Os suicídios juvenis são menos frequentes, no mundo, que os suicídios adultos. Historicamente mais comum entre os idosos, o ato vem crescendo entre pessoas de 15 a 44 anos.

No Brasil e no Piauí acontece o contrário. O estudo comparou os dados com 100 países pesquisados e mostra que em 70 deles as taxas de suicídio totais são iguais ou maiores que as juvenis.

Para o psiquiatra Assis Barbosa dos Santos Rocha, o suicídio se propaga como ondas, em alguns períodos. Ele afirma que a divulgação de casos "encoraja outros que passam a acreditar que esse ato é a única alternativa".

Rocha aponta ainda que 90% dos suicidas estavam com problemas emocionais. "E, assim, o suicida que está diante de um problema acha que é um problema insolúvel, interminável e insuportável. Mas, todo problema tem solução, tem uma saída", argumenta.

O psiquiatra alerta ainda que as pessoas que passam por problemas emocionais sempre dão "avisos, sinais e demonstrações de que algo não está bem". "O que acontece é que em muitos casos estes sinais, avisos, não são compreendidos pela família, pelos amigos. Mas sempre há sinais", frisa o especialista que é autor do livro "Suicídio e Família: a travessia dos sobreviventes", uma adaptação da dissertação de mestrado do médico, concluída em 2005.

"Existe aquela idéia, em alguns casos, de que a pessoa está querendo apenas chamar atenção", afirma. "É preciso levá-la a sério", frisa o psiquiatra. E estender-lhe a mão. Antes que seja tarde.

IML ( Instituto Médico Legal) aponta que nos primeiros 18 dias do mês de Março foram registrado 6 suicídios, quando, no mesmo período ocorreram 14 homicídios e 16 mortes por acidente de trânsito.

De 1ª a 18 de Janeiro ocorreram apenas 2 mortes por acidentes convencionais, como queda e queimaduras.

Pensemos nisto.

Muita Luz aos que desencarnaram por tão trágico desenlace.


Cristina Miranda


FONTE: Grupo Virtual Piauí Espírita

Um comentário:

  1. Caros amigos,

    Paz em Cristo! Gostariamos de divulgar nosso trabalho de apoio fraterno.

    O PLANTÃO DA PAZ é uma instituição espírita que realiza um serviço de atendimento fraterno através do telefone (71 - 3322-3580) e Internet:
    ...Messenger (plantaodapaz@hotmail.com)
    e Skype (plantao.da.paz).

    Se você está passando por conflitos e/ou precisa desabafar, entre em contato conosco!

    O atendente-voluntário é um amigo que profere uma mensagem de conforto e otimismo àquele que, provavelmente, passa por alguma dificuldade no campo das relações afetivas, familiares, existenciais, aflições etc. e que, sozinhas, têm dificuldades em encontrar uma solução e necessitam desabafar e serem ouvidas com interesse e atenção.

    Esse é o papel do PLANTÃO DA PAZ: ouvir e apoiar as pessoas que se sentem desamparadas em algum momento the vida, levando-lhes palavras de esperança e conforto espiritual, restabelecendo a auto-estima e a paz interior. A instituição não tem fins lucrativos e atende, em média, cerca de 30 pessoas diariamente. Sem precisar se identificar (o trabalho é sigiloso e anônimo), as pessoas procuram o serviço para desabafar e ouvir palavras de reflexão e otimismo.

    Acesse: http://plantaodapaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Que a Paz do mestre Jesus esteja contigo!